terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Olá companheiros!!!

Olá companheiros, coloco o blogger www.anistiadosedemitidos.blogger.com.br à disposição dos companheiros para informes. Visitem por gentileza, coloquei um banner (aviso) sobre o blogger de vocês espero que gostem
 
Um abraço
 
Hamilton F. Menezes
Coordenador da LDA
responsável pelo Blogger anistiadosedemitidos
 

FIQUE LIGADO NA INTERNET!!!!!!!!!!

domingo, 19 de fevereiro de 2006

VEJA E-MAIL QUE O PRESIDENTE DA ASCON/CNPQ ENCAMINHOU AO MPOG


De:
Francisco Carnauba

Data:
16/02/2006 (16:26:47)
Assunto:
ANISTIADOS
Prezado Senhor,
Encaminho a Vossa Excelência, documento em anexo oriundos dos servidores anistiados da extinta FTI que clamam para ver as determinações legais serem cumpridas. Vale ressaltar que os ex-servidores da extinta FTI, que trabalhavam no MDIC já foram readmitidos, Bem como os servidores anistiados da CNEN. Comissão de Energia Nuclear. Portanto Senhor Secretário, venho encarecidamente em nome destes trabalhadores, pedir que olhe com carinho a situação destes companheiros que esperam por uma solução, solução essa, que no nosso entendimento, Vossa Senhoria, em vestido do poder que o cargo lhe confere, pode e deve resolver. Desde já esperamos anciosos por uma resposta de Vossa Senhoria.
Atenciosamente,
Francisco Ferreira Carnaúba
Diretor presidente da Associação dos Servidores do CNPq-ASCON

sábado, 18 de fevereiro de 2006

ANISTIADOS PEDEM IGUALDADE DE TRATAMENTO

Os anistiados Márcia, Marlúcia e Joel Fernandes estiveram reunidos na última quinta-feira(16/02/2006), com o Dr. Carlos Ciqueira, Chefe de Gabinete e com o Dr. Rodrigo Rollemberg, Secretário para Inclusão Social do MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia. Na oportunidade fizeram um breve relato sobre a atual situação dos ex-servidores da FTI/MCT e entregaram um Requerimento com pedido de igualdade de tratamento para o Dr. Carlos Ciqueira e o Dr Rodrigo Rollemberg, que ficaram de encaminhar a solicitação ao Ministro de MCT.
Abaixo o teor do documento.
ILMO. SR. DR. RODRIGO ROLLEMBERG, SECRETÁRIO PARA INCLUSÃO SOCIAL DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

ASSUNTO: PEDIDO DE TRATAMENTO IDÊNTICO AO QUE FOI DISPENSADO NA READMISSÃO DOS ANISTIADOS DA FTI/MDIC E OUTROS.

PROCESSO COLETIVO: 01200.000102/95-11

MÁRCIA REGINA RIOS TRINDADE, telefones 3386-4544, 3386-1405 e celular 8402-0359; MARIA MARLÚCIA S. PINTO, telefones 3389-9015, 2109-7486 e celular 9295-7115; e JOEL FERNANDES DA SILVA, telefones 9953-4524, anistiados da extinta FTI - Fundação de Tecnologia Industrial/MCT, respeitosamente solicitam a Vossa Senhoria que DESPACHE com sua Excelência o Ministro de Estado Sérgio Rezende do Ministério da Ciência e Tecnologia, com a finalidade de entregá-lo este pedido de igualdade de tratamento semelhante ao que a Administração Pública Federal aplicou para readmitir os anistiados da extinta FTI que trabalhavam no MDIC e demais anistiados da Lei nº. 8.878/94, pelas razões a seguir:

1. Os REQUERENTES são anistiados da extinta FTI e trabalhavam no MCT, em situação idêntica daqueles que trabalhavam no MDIC. Entendem que suas anistias são legítimas, tais quais aquelas que foram conferidas aos servidores da extinta FTI no MDIC pela Administração Pública Federal.

2. Destacamos que nossa Direito de anistia foi à única que mereceu análise da Advocacia Geral da União, tendo aquele Órgão concluído que não cabe aquela Advocacia analisar os atos praticados pelas comissões criadas pelos Decretos nº. 1.498, 1.499, de 04/05/1995, e Decreto nº. 3.363/2000, visto que os mesmos serão apreciados pela CEI, que tem a COMPETÊNCIA PARA ANÁLISE DA MATÉRIA, conforme Nota DECOR/CGU nº. 17/2005.

3. Informamos que já foram 07 DESPACHOS HOMOLOGANDO a nossa anistia, sendo que, o primeiro confirmou a INEXISTÊNCIA DE ATOS DE CANCELAMENTO DE ANISTIA; o segundo informou da COMPETÊNCIA DA CEI PARA ANÁLISE E REVISÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS PRATICADOS PELAS COMISSÕES ESPECIAIS DE REVISÃO DOS PROCESSOS DE ANISTIA (CERPA) E PELA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA REVISÃO DOS ATOS DE ANISTIA (COINTER); o terceiro ratificou novamente A COMPETÊNCIA DA CEI; o quarto cobrou o CUMPRIMENTO E OBSERVÂNCIA DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES AOS PRONUNCIAMENTOS DA CEI; o quinto encaminhou UMA LISTA COM OS NOMES DOS ANISTIADOS DA FTI PARA QUE O MCT ADOTASSE AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS NA READMISSÃO; o sexto tratou de INFORMAR QUE ESSA SECRETARIA JÁ SE PRONUNCIOU POR REITERADAS OPORTUNIDADES SOBRE A ANISTIA, INCLUSIVE, FAVORAVELMENTE AO ENQUADRAMENTO DE EX-EMPREGADOS DA EXTINTA FTI AOS QUADROS DO MCT; o sétimo e último, foi encaminhado para o MCT no dia 12/12/2005 e alertou sobre o DEVER DO MCT DE ADOTAR OS PROCEDIMENTOS DE ROTINA COM VISTA À EVENTUAL SUPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS PARA ATENDER A DECISÃO SOBERANA DA CEI, entretanto, nenhum desses DESPACHOS foi acatado pela Coordenadora de Recursos Humanos deste Ministério.
4. Sobre o primeiro DESPACHO, esclarecemos que a CEI, quando revisou os processos dos ex-servidores da extinta FTI/MCT, e concluiu PELA INEXISTÊNCIA DE ATOS DE CANCELAMENTO DA ANISTIA, pelos Decretos nº. 1.498, 1.499, de 24 de maio de 1995 e o Decreto nº. 3.363/2000, assegurou nosso direito previsto na Portaria nº. 41 de 28 de dezembro de 1994. Sobre esse entendimento também citamos a posição da Secretária de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que reiteradamente, tem encaminhado DESPACHOS para este Ministério, confirmando a manutenção da nossa anistia em condições idênticas a que receberam os servidores da extinta FTI que trabalhavam no MDIC. Sendo, assim, entendemos que nosso DIREITO foi consolidado, motivo que nos levou a protocolar Pedido de Readmissão junto à Coordenação de Recursos Humanos deste Ministério em maio e junho de 2005, todavia, aquela Coordenação, em total desrespeito ao Art. 5º, inciso XXXIII da C.F, a Legislação sobre anistia e as Orientações Normativas daquela SRH/MPOPG, nunca respondeu ou forneceu qualquer informação sobre nosso pedido.

5. Reforçamos que critério diferenciado foi adotado pela própria Administração Pública Federal em 1994 quando, anistiou, readmitiu e em seguida regularizou, com a anuência da SRH/MPOG, a situação funcional dos servidores da extinta FTI que trabalhavam no MDIC (PORTARIA PUBLICADA NO D.O.U, DE 02/12/1994) e como sabemos; mesmo procedimento foi adotado recentemente para solucionar a situação funcional dos anistiados da INFRAERO (PORTARIA PUBLICADA NO D.O.U 17/10/2005); INTERBRÁS (PORTARIA PUBLICADA NO D.O.U DE 18/11/2005); e da PETROBRÁS (PORTARIA PUBLICADO D.O.U de 19/01/2006) que, respeitaram e acataram apenas UM DESPACHO DA CEI e readmitiram seus anistiados.

6. Acusamos que tratamento diferenciado também recebeu os anistiados do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, Órgão diretamente vinculado ao MCT que, com apenas UM SÓ DESPACHO da CEI, de teor igual ao nosso, não tiveram sua anistia desqualificada pelo MCT e o CNEN que readmitiu todos, conforme PORTARIA PUBLICADA NO D.O.U de 22/06/2005.

7. Outros que tiveram seus direitos respeitados foram os ex-empregados do extinto CENEA e do extinto convênio FAEPE, que conseguiram do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pelo Aviso-Circular nº. 21, de 25 de agosto de 2003, da Casa Civil da Presidência da República (encaminhado para todos os Órgãos, inclusive o MCT), serem readmitidos, conforme Portarias publicadas no D.O.U do dia 05/12/2005.

8. Cabe esclarecer que todos os documentos que serviram de base legal para readmitir os anistiados acima citados, encontram-se a disposição do MCT desde o último dia 12/12/2005, anexados no processo que tratam sobre nossa anistia, aguardando dos dirigentes deste Ministério o encaminhamento das conclusões da CEI para serem submetidos ao Ministro do MCT, em conformidade ao art. 4 da Lei nº. 5.115/2004.

9. Entendemos não ser cabível que apenas os DESPACHOS SOBRE NOSSO DIREITO DE ANISTIA, sejam censurados, rejeitados e desqualificados, em detrimento a legislação sobre a anistia. Tal procedimento fere a decisão soberana da CEI e as recomendações da Secretaria de Recursos Humanos do MPOG, sobre o tratamento que todos devem adotar a respeito dos anistiados. Sendo assim, apelamos para o cumprimento do art. 5º da Constituição Federal e para o teor do Ofício-Circular de número 10/2003-COGLE/SRH/MP, que trata do tema discriminação e diferenciação de tratamento, encaminhado para todos os dirigentes de Recursos Humanos dos Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal, inclusive o MCT.

Diante do exposto e por entendermos que a Administração Pública Federal não pode utilizar de critérios diferenciados para tratar do mesmo assunto e pelo fato de que a Secretaria de Recursos Humanos do MPOG tem como atribuição principal a elaboração de normas e definição de procedimentos que devem ser observados por todas as áreas de Recursos Humanos de todo Serviço Público Federal, aproveitamos a oportunidade para solicitar deste Ministério igualdade de tratamento no processo de nossa READMISSÃO, com fundamento no art. 5º da Constituição Federal, na Lei nº. 8.878/94, no Decreto nº. 5.115/2004, na Orientação Normativa nº. 01/DRH/MP, de 14 de março de 2002, no Ofício-Circular nº. 10/SRH/MP, de 01 de maio de 2003, na Orientação Normativa nº. 01, de 09 de junho de 2003, no Aviso-Circular nº. 21, de 25 de agosto de 2003, da Casa Civil da Presidência da República, na Orientação Normativa nº. 03/SRH/MP, de 13 de julho de 2005 e demais legislações que disciplinam a matéria.

Termos em que,
Pedimos deferimento,


Brasília, 16 de fevereiro de 2006.




ANISTIADOS DA FTI/MCT

CARTA DO PRESIDENTE DA ASCT

Associação dos Servidores do MCT

Brasília – DF, 15 de fevereiro de 2006.
CARTA ASCT/MCT - 02/2006
Excelentíssimo Dr. Sérgio Machado RezendeMinistro de Estado da Ciência e Tecnologia
Assunto: Servidores anistiados do MCT.
Senhor Ministro,
Dirijo-me a Vossa Excelência para solicitar a correção de uma injustiça social que ocorreu com os servidores anistiados pela Lei n.º 8.878/94 (Lei da Anistia). Os referidos servidores são oriundos da extinta Fundação de Tecnologia Industrial - FTI/MCT. Com a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia, na época, não havia exigência de ingresso no serviço público mediante concurso. E, para o desempenho das atividades, também não havia servidores disponíveis para compor os quadros do MCT. Por esta razão, foi criada a FTI para contratar servidores para o Ministério da Ciência e Tecnologia, da Indústria e Comércio, e do Ministério do Trabalho, entre outros. No início do Governo Collor, essa Fundação foi extinta, como também este Ministério, que se transformou na Secretaria de Ciência e Tecnologia, e os servidores foram dispensados. No ano de 1994, os referidos servidores foram anistiados pela Lei n.º 8.878/94, pela Subcomissão Setorial de Anistia do MPOG. O Ministério da Indústria e Comércio - MDIC reintegrou em seu quadro permanente de servidores todos os anistiados que pertenciam à sua cota, bem como outros que eram lotados no MCT, pela Portaria n.º 06, de 10 de outubro, DOU de 13/10/1994, assinada pela Coordenadora-Geral de Recursos Humanos do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo. Os servidores que prestaram serviços no MCT, apesar de anistiados, sofrem com uma angústia há 15 anos, na expectativa de serem reintegrados. O Processo de n.º 01200.000102/95-11, que trata sobre esses anistiados, foi encaminhado à AGU, retornou ao MPOG e foi encaminhado ao MCT com as Portarias de todos os postulantes de reintegração. Segundo informação, o mesmo encontra-se em análise na Consultoria Jurídica deste Ministério. Dessa forma, solicitamos a Vossa Excelência uma posição definitiva para esses servidores, mediante a Reintegração dos Anistiados, que sanaria a carência de servidores no MCT. Esclareço a Vossa Excelência que no grupo desses servidores anistiados existem pessoas com elevada qualificação profissional, tais como pesquisadores, advogados, engenheiros, etc.
Aguardando a manifestação de Vossa Excelência.
Respeitosamente,
Onofre Paulino do NascimentoDiretor-PresidenteASCT/MCT

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

[Clipping MP] Colunas - Sai hoje aumento para servidores

17 de Fevereiro de 2006
Ponto do Servidor - Sai hoje aumento para servidores
17/2/2006
Coluna - M.Eugênia
Jornal de Brasília
O Ministério do Planejamento anuncia hoje, às 11h, o índice de reajuste dos servidores públicos federais. O anúncio será feito logo após reunião com representantes da categoria, onde se espera chegar a um consenso com relação aos percentuais e à isonomia entre ativos e inativos. Cerca de 700 mil funcionários públicos aguardam a notícia, principalmente os integrantes do Plano de Classificação de Cargos, conhecido como PCC. A proposta original do governo previa reajustes em forma de gratificação, entre 16,5% a 45,98%. Em dinheiro, valores entre R$ 50 e R$ 300, dependendo da escolaridade e se na ativa ou aposentado. A contraproposta apresentada pela Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condsef) prevê a paridade e gratificações fixas de R$ 650 para nível superior, R$ 350 para nível intermediário e R$ 250 para nível básico. Com a confirmação de que o Orçamento para 2006 terá a garantia de R$ 5,2 bilhões, a categoria não espera nada menor do que isso. Logo após o anúncio, os servidores realizam assembléias para decidir se aceitam a oferta do governo ou se entram em greve.

Anistiados do MCT ainda esperam
Ainda continua o drama dos 165 servidores que prestaram serviços no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) apesar de anistiados, sofrem com uma angústia há 15 anos, na expectativa de serem reintegrados. O processo que trata sobre esses anistiados foi encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU), retornou ao Ministério do Planejamento e foi encaminhado ao MCT com as portarias de todos os postulantes de reintegração. O processo aguarda análise na Consultoria Jurídica do ministério, sem previsão de uma decisão. Isso tudo mesmo de a volta ter sido autorizada pela comissão criada pelo governo Lula para reintegrar os anistiados.




Acesse o Clipping do Ministério do Planejamento
http://clipping.planejamento.gov.br

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

PARTICIPE!!!!!!!!

Estamos trabalhando diariamente pela nossa readmissão. O caminho é longo, cheio de obstáculos e de armadilhas, contudo, nossa vontade de vencer supera todas as dificuldades que aparecem ao longo de nossa jornada.
Precisamos de você e de todos aqueles que poderão vir a ser beneficiados com nossa vitória. Qualquer ajuda é bem vinda, como uma carta para uma Deputado ou Senador, um pedido para um político, uma mensagem para um jornal, participando do nosso blog com informações de interesse dos anistiados e tudo aquilo que você possa fazer em benéficio de nossa readmissão. É um trabalho de forminguinhas contra tudo e contra todos, mas que já foram suficientes durante estes últimos 04 (quatro) anos para produzir vários documentos ratificando nosso Direito. Isto somente foi possível graças a devoção e persistência de um pequeno grupo que brigou pela sua anistia. Reflita sobre o assunto e passe a participar mais ativamente de nossa luta.
Contamos com sua colaboração.

VEJA MATÉRIA QUE FOI PUBLICADA NO JORNAL COLETIVO


JORNAL COLETIVO
Brasil 16.02.2006
Atualizado 14:47 hs
Ex-empregados brigam por readmissão
Servidores do Ministério da Ciência e Tecnologia esperam há 15 anos por volta ao trabalho

A readmissão dos anistiados caminha a passos lentos para alguns servidores federais. Demitidos em 1990, durante o governo Collor, eles foram beneficiados pela Lei de Anistia (nº 8.878/94), no governo de Itamar Franco. A lei determina “o enquadramento, a sessão e a progressão funcional do servidor anistiado durante o tempo em que esteve afastado, como se trabalhando estivesse”. Entretanto, vários órgãos ainda não cumpriram a reintegração desses trabalhadores.Um deles é dos anistiados do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que somam hoje cerca de 150 ex-empregados da Fundação de Tecnologia Industrial (FTI), entidade que terceirizava funcionários para o Ministério. Os demitidos afirmam que o órgão se recusa a readmitir seus anistiados desrespeitando não apenas a Lei de Anistia, mas também determinações do Ministério do Planejamento e a Comissão Especial Interministerial (CEI), criada no atual governo para resolver a situação dos anistiados demitidos injustamente.De acordo com Márcia Regina Rios Trindade, representante da Comissão dos Anistiados do MCT, o Ministério do Planejamento e a CEI já encaminharam ao órgão sete documentos favoráveis aos ex-empregados. “Já são 15 anos de espera por justiça e outros anistiados. Isso só pode ser uma perseguição pessoal”, acusa.
Em resposta à denúncia, o MCT informou que os ex-empregados da fundação não se enquadram na Lei de Anistia. “Os ex-empregados da FTI eram disponibilizados para prestar serviços como, por exemplo, secretária, encarregado de serviço e assessor ao MCT naquele período por intermédio de Convênio de Cooperação Técnica”, alega.
Faça um comentário sobre esta notícia e ele poderá ser publicado na versão impressa do Jornal Coletivo .
Para
comentar clique aqui.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Funcionalismo

SAIU NO CORREIO BRAZILIENSE DE HOJE, 14/02/2006.

 

FUNCIONALISMO

DECISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PROÍBE ANVISA DE CONTRATAR NOVOS FUNCIONÁRIOS NÃO CONCURSADOS PARA FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. DESCUMPRIMENTO DA DECISÃO ACARRETARÁ MULTA DIÁRIA DE R$ 1 MIL POR TRABALHADOR. Breno Lobato – da Equipe do Correio

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

ANISTIADO DA FTI

ESTE ESPAÇO É NOSSO. SE VOCÊ TIVER QUALQUER ASSUNTO IMPORTANTE MANDE PARA O e-mail:demitdos.cienciaetecnologia@blogger.com
PARTICIPE!

[Clipping MP] Economia - Dois mil servidores anistiados

      
9 de Fevereiro de 2006
Dois mil servidores anistiados
9/2/2006
Luciano Pires
Correio Braziliense

Trabalhadores demitidos por terem feito greves na década de 90 devem ser reintegrados ao quadro dos Correios. Projeto com esse objetivo foi aprovado pela Câmara e segue para sanção presidencial

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei 3.462/2000, que anistia os servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) demitidos por terem participado de greves em 1997 e 1998. A Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect) calcula que cerca de 2 mil pessoas serão beneficiadas. O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De autoria do deputado Paulo Rocha (PT-PA), o projeto garante a reintegração dos trabalhadores e a manutenção de todos os direitos previstos na legislação trabalhista — incluindo contagem para tempo de serviço, progressões salariais e o pagamento das contribuições previdenciárias.

Vitória
Para Ivan Pinheiro, secretário-geral da Fentect, o retorno dos servidores demitidos no governo Fernando Henrique Cardoso reduziria o déficit de pessoal da empresa, estimado por ele em 10 mil funcionários. “É uma grande vitória de todos, inclusive da própria empresa”, disse. A Fentect representa 32 sindicatos e 109 mil trabalhadores dos Correios no Brasil.

O sindicalista adverte, no entanto, que mesmo com a aprovação do projeto de lei a pressão dos servidores beneficiados com a medida continuará. Ivan Pinheiro acredita que os Correios tentarão barrar o retorno dos antigos funcionários. “A empresa vai arrumar algum jeito de recusar as pessoas. Já estamos esperando por isso”, afirmou.

Nas greves de 1997 e 1998, de acordo com Aluízio Eleutério da Silva, os primeiros a serem demitidos foram as lideranças que comandaram os protestos. O sindicalista, que integra a Comissão de Anistia da Fentect, afirmou ainda que as demissões continuaram mesmo depois do fim das paralisações.

PROTESTO NO CONGRESSO
Servidores federais regidos pelo Plano de Classificação de Cargos (PCC) devem protestar hoje no Congresso Nacional contra a proposta em estudo no Ministério do Planejamento que prevê reajustes na GDATA, uma gratificação produtivista paga a ativos e inativos. Sindicatos estaduais organizaram-se e prometem enviar a Brasília grupos de aposentados e pensionistas. Ontem, uma parte pressionou parlamentares que compõem a Comissão de Orçamento. O reajuste que o governo pretende anunciar este mês ainda depende da aprovação dos recursos para 2006.(LP)

Acesse o Clipping do Ministério do Planejamento
http://clipping.planejamento.gov.br

Noticias de hoje

FUNCIONALISMO – Correio Braziliense (LUCIANO PIRES (Equipe do Correio), 9 de fevereiro.

 

 

TRABALHADORES DEMITIDOS POR TEREM FEITO GREVES NA DÉCADA DE 90 DEVEM SER REINTEGRADOS AO QUADRO DOS CORREIOS. PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO PELA CÂMARA E SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL.

 

 

ELENIR

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

ANISTIADOS DA CONAB NA LUTA PELA READMISSÃO

Anistiados conseguem apoio de parlamentares
Na quinta-feira, dia 02.02, um grupo de representantes dos anistiados conseguiu sensibilizar as lideranças do governo e do PT na Câmara dos Deputados. Os parlamentares se comprometeram a encaminhar um documento à Casa Civil solicitando audiência com a ministra Dilma Rousseff, para tratar da readmissão dos ex-servidores e, em especial, dos 1.184 servidores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que já tiveram seus processos analisados pela CEI e encaminhados para o Ministério da Agricultura para readmissão. Uma comissão de anistiados irá acompanhar os deputados na reunião com a ministra.
MATÉRIA PUBLICADA MO JORNAL DO SINDSEP ESPLANADA GERAL DE NÚMERO 177

terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

CARTEIROS DEMITIDOS FAZEM PROTESTO

Carteiros protestam no Congresso
[07/02/2006- 16:28]
Jornal do Servidor

Funcionários dos Correios ligados ao Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Distrito Federal e Região do Entorno (Sintect) estão hoje (7) no Congresso Nacional. Com faixas, cartazes e panfletos tentam persuadir os parlamentares a apressarem a recontratação de 462 funcionários demitidos em 1997.
Em novembro do ano passado houve uma reunião dos anistiados e demitidos dos Correios. Pediram urgência do governo sobre as leis que reintegram e remuneram os trabalhadores demitidos durante o governo Collor.
Na ocasião, houve uma manifestação na frente do Ministério das Comunicações e como hoje, pediram uma resposta. Na carta aberta entregue aos parlamentares, o Sintect/DF afirma que "esta Casa não pode fechar os olhos para tal injustiça. A fim de repará-las esse Poder Legislativo criou o PL-3462/2000, que anistia os trabalhadores ecetistas demitidos, por reivindicarem seus direitos".